segunda-feira, 27 de abril de 2009

Patchwork: a arte dos retalhos

Cada vez que procuro na internet sobre os trabalhos em patchwork me surpreendo! É arte pura não!? Um monte de retalhos juntos que formam as mais variadas formas visuais que enfeitam colchas, almofadas e objetos de artesanato. Mais uma vez, a arte da reciclagem invade o design, a decoração e a moda.

Mas, ao mesmo tempo, me questionei: o patchwork também pode ser uma "faca de dois gumes"? Sim! Se o trabalho não for estudado e planejado, o risco de um trabalho que é pura arte se transformar em algo piegas e , no dito popular, "brega", torna-se muito grande. Por isso é que o estudo prévio do desenho, a escolha certa dos tecidos e dos tons a serem trabalhados e o domínio da técnica aplicada, são tão importantes para que seu trabalho em patchwork se torne realmente mais uma obra de arte.

Como sempre, a dica é buscar sempre informações técnicas, experimentar tecidos e texturas, levando como premissa básica o bom gosto!
Dê uma olhada nas mais variadas aplicações em patchwork:



Porta giz de cera

Almofadas

Poltrona

Almofadas


Papel de parede

Ótima semana! Deb

3 comentários:

  1. Encontrei seu contato no blog da Cecília, da Quiltaeborda e uma menção à inauguração de meu ateliê, em Ibiuna, com a oficina ministrada por Sávia Dumont. Gostaria de adicioná-la aos meus contatos para remeter informações dos eventos programados por lá.
    No próximo mês - agosto - eu e Sonia Bianco (soniabiancoartes.blogspot.com/) realizaremos um workshop para dar continuidade aos projetos iniciados em julho. Você teria interesse em abrigar um evento desta natureza em seu espaço em Ribeirão Preto?

    ResponderExcluir
  2. Débora!!! amei este post, principalmente essas poltronas... mei sonho é fazer uma dessas!!! ainda vou consegui!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post,adoooooro fazer patchwork,estas poltronas são d+!!!!!!!!!
    O nome também e muito legal.
    Estou seguindo seu blog.
    bjkas

    coisasefuxicos.blogspot.com

    ResponderExcluir