
A história do relicário vem desde a Idade Média, quando se guardavam em caixas partes do corpo ou objetos de uma pessoa considerada santa, lógico, com o objetivo de alcançar milagres e graças. Já no Brasil, a tradição veio na bagagem dos portugueses, como forma de ambientar as reuniões de orações, rezas ou datas festivas ligadas à religião católica. Os oratórios - como também são chamados os relicários - eram muito bem enfeitados com tecidos, fitas, flores, tudo com muito capricho para ornamentar a caixinha, de madeira rústica, que guardava a imagem do santo.
Com tanto capricho, e com a religião católica cada vez mais difundida, ao longos dos séculos, o relicário se tornou além de um "cantinho de fé", um objeto de decoração.
A dica é que você mesmo monte seu próprio relicário! Em casas de artesanato, é fácil encontrar vários modelos de oratórios em MDF, pinte-o da cor de sua preferência, adorne-o com fitas, tecidos, medalhinhas, flores e coloque cuidadosamente, e com muita fé, a imagem de seu santo de devoção. O gostoso é fazer isso, mentalizando sempre que esse não será apenas mais um objeto decorativo e sim como mais um "aliado" no exercício de sua fé.
Dê uma olhadinha no que achamos:




Nenhum comentário:
Postar um comentário