quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma questão de fé!

Aproveitando a Semana Santa que antecede à Páscoa e toda reflexão espiritual que está embutida nesta data, trago nesse post uma dica de decoração para quem quer montar seu cantinho de orações: o relicário.

A história do relicário vem desde a Idade Média, quando se guardavam em caixas partes do corpo ou objetos de uma pessoa considerada santa, lógico, com o objetivo de alcançar milagres e graças. Já no Brasil, a tradição veio na bagagem dos portugueses, como forma de ambientar as reuniões de orações, rezas ou datas festivas ligadas à religião católica. Os oratórios - como também são chamados os relicários - eram muito bem enfeitados com tecidos, fitas, flores, tudo com muito capricho para ornamentar a caixinha, de madeira rústica, que guardava a imagem do santo.
Com tanto capricho, e com a religião católica cada vez mais difundida, ao longos dos séculos, o relicário se tornou além de um "cantinho de fé", um objeto de decoração.

A dica é que você mesmo monte seu próprio relicário! Em casas de artesanato, é fácil encontrar vários modelos de oratórios em MDF, pinte-o da cor de sua preferência, adorne-o com fitas, tecidos, medalhinhas, flores e coloque cuidadosamente, e com muita fé, a imagem de seu santo de devoção. O gostoso é fazer isso, mentalizando sempre que esse não será apenas mais um objeto decorativo e sim como mais um "aliado" no exercício de sua fé.

Dê uma olhadinha no que achamos:





Ah! Vale lembrar que essa é só uma dica de artesanato e decoração, e independente de religiões queremos, acima de tudo, difundir ao máximo o exercício da fé! Deus é aquele que habita em você! Procure....Encontre.....Confie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário