terça-feira, 14 de abril de 2009

As várias faces do tecido

O tecido já deixou, há muito tempo, de figurar somente nas
peças de estofados, cortinas, colchas e lençóis, quando se fala em decoração. Hoje sua versatilidade, promovida pela infinidade de texturas e estampas disponíveis no mercado, permitem que sua utilização saia do convencional e leve cores, sensações e arte aos ambientes.


A aplicação do tecido é ilimitada! Basta bom gosto, uma idéia na cabeça, um pouco de técnica e muito capricho para transformar, por exemplo, uma tela em branco num quadro exclusivo: basta forrá-la com um tecido de sua preferência e...voilá! um toque de personalidade ao seu canto. Essa é uma boa dica para quem não tem dom ou habilidade com as artes plásticas, mas adora um toque diferente na decoração.

Hoje, a tendência de decoração é utilizar tecido nas paredes, substituindo o antigo papel de parede. Lógico que, para esta aplicação, precisará um pouco mais de técnica pois a maleabilidade do tecido pode exigir um pouco mais cuidado.

Basicamente a colagem do tecido não há segredo e é feita com cola caseira, isso mesmo! Aquela feita com farinha. Procure essa receita na internet e faça! Não tem dica mais econômica.

O legal da utilização do tecido é que há uma infinidade de cores e estampas a nossa disposição, capazes de personalizar e transformar objetos já descartados, que fatalmente iriam para o lixo. Eu mesmo transformei cúpulas de um lustre que tenho em casa. Forrei duas peças com chita e ganhei um lindo e colorido par de abajours! Veja só :

Sabe o que fazer com aquelas caixas de sapatos que só ocupam espaço no armário? Forre-as com tecidos diferentes e tranforme-as em caixas organizadoras, ficam muito charmosas além de ser uma dica econômica para ajudar na organização da casa.


Bom, como de praxe, a dica continua sendo usar sua criatividade, bom gosto para criar e dar personalidade própria na sua decoração. Importante também, se informar e atualizar as técnicas, porque de nada adianta a cratividade se não há técnica no trabalho. Procure em sites, revistas ou ate mesmo invista em cursos que vão te dar muito mais segurança para a prática de sua criatividade.

Vão aí mais algumas idéias para a "brincadeira" com tecidos:

Forragem de telas

Forragem de suplás e parede

Patchwork em parede

Patchwork em parede

Ótima semana a todos! Bjinhos...Debie



2 comentários:

  1. lindo!!!
    Adorei a ideia
    vou aproveita-las
    na minha casa
    luciene.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo!
    Trabalho com colagem e irei copiar algumas digas.
    Obrigada.
    Sucesso.

    ResponderExcluir