domingo, 24 de maio de 2009

Palestina em alta

Não, não é mais uma notícia sobre guerra, e sim sobre moda! A Palestina está em alta! Infelizmente o que nos chega pela tv, internet e jornais sobre a região, geralmente, são as tristes matérias sobre os conflitos com Israel, mas muita gente está levando um costume palestino no pescoço e nem sabe o que é, e qual o seu significado e pior...como usá-lo.

O lenço, ou keffiyeh, é utilizado pelos palestinos com conotação política e cultural para o mundo árabe e, desde os anos 60 é símbolo do nacionalismo palestino, além de ser um acessório para a proteção do sol e das tempestades de areia.

Desde o final do inverno passado, o lenço palestino, ou keffiyeh, ganhou a moda, as ruas, e se tornou acessório coringa neste outono/inverno 2009. Na verdade o uso do keffiyeh foi apresentado na coleção de Nicholas Ghesquière, estilista da Balenciaga, em 2007, em tom de protesto contra a guerra na Faixa de Gaza, mas agradou tanto e chegou ao Brasil presentes nas coleções outono/ inverno apresentadas no Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, em suas últimas edições.

O lenço palestino caiu no gosto dos brasileiros pois é feito de um material mais leve que os lenços ou cachecóis de lã, por exemplo, e possibilita também o uso unissex garantindo, a homens e mulheres, um charme a mais numa produção onde um belo jeans e uma camiseta branca podem ser as peças-chave.

Particularmente, eu acho legal! Porém, quando bem usado...
Sou uma pessoa que desgosto quando acessórios ou, até mesmo, a moda como um todo, ganha uma amplitude tão grande que chega perder o conceito, a identidade, se tornando piegas, comum e até brega. Não é uma questão de ser rico ou pobre, longe disso! Acima de tudo, acho que, até para se usar um lenço desses, é preciso ter atitude e estilo... imprescindíveis! Então, minha dica é :cuidado! Já vi combinações desastrosas andando nas ruas e shoppings...afff.

Para não correr o risco de errar, confira o vídeo onde Glória Kalil ensina diferentes modos de usá-lo.



por Débora Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário