terça-feira, 26 de maio de 2009

Brechós - alternativa inteligente de consumo

Muito se tem falado sobre o consumo consciente, consumo inteligente, sustentabilidade entre outros, mas antes deste ou daquele termo ser apenas um modismo, existe em sua essência um movimento muito positivo quanto ao reuso de materiais e objetos pessoais.
Essa onda de conscientização já está concretizada no dia a dia de muitas de nós que além de fazer a tarefa de casa direitinho: separando os materiais recicláveis, procurando consumir menos água e controlando os desperdícios em geral, também apresentam uma nova proposta de troca e venda de vestuário pessoal.
Tradicionalmente conhecimentos e um tanto marginalizados, os brechós foram tornando-se, ao longo dos anos, uma alternativa "cool", que agora, mais do que nunca, vestiu uma nova roupagem com o apoio da internet, pois com um computador em mãos e um closet abarrotado de peças que caíram em desuso, muita gente tem feito negócio através dos diversos blogs que existem com este propósito.
A negociação costuma ser bem simples, as blogueiras disponibilizam fotos reais das peças com o valor indicado e mais a informação de frete que é calculado caso a caso, conforme localidade de envio das peças. Além de roupas, encontramos calçados, acessórios e tudo mais que ficou de lado no guarda-roupa da blogueira.
Uma boa dica para iniciar suas negociações é sempre retirar ao máximo informações a respeito das peças com a dona do blog: veja se o tamanho é o que procura, confira o prazo de entrega e valor de frete. É bom checar também se existem pequenos defeitos nas peças, pois a maioria delas não aceita devolução.
Existe uma infinidade de brechós na net, selecionei aqui alguns dos que gostei bastante, veja os links abaixo e boas compras.

http://brecho-maluco.blogspot.com/
http://bazardalivia.blogspot.com/
http://velhaeavovozinha.blogspot.com/
http://meudescontroladoladob.blogspot.com/
http://meudescontroladoladob.blogspot.com/

Por Fernanda Meda

2 comentários:

  1. Brechó é tudo di bom!!! Aqui onde moro tem um monte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa, tem muita coisa boa em brechó mesmo. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir