domingo, 29 de março de 2009

Do lixo...ao luxo!

Segundo o Dicionário Aurélio:
CHITA 1[Do sânscr. chitra, ‘matizado’, pelo neo-árico chhit.] Substantivo feminino. 1.Tecido ordinário, de algodão, estampado em cores.

A história da chita traz um pouco da trajetória da alma brasileira. Passado, presente, trabalho, castigo, festa, criação, arte, infância, malícia e uma alegria descarada se combinam nas cores e misturas descontroladas das estampas, que vestiram escravos, camponeses, tropicalistas, personagens da literatura, teatro, novela e cinema, sem perder a inocência.
Como o sua própria definição, descrita no Aurélio, a chita por muito tempo foi, realmente, considerada um tecido ordinário, destinada apenas vestir as classes pobres da sociedade, e no máximo era utilizada pelas demais classes sociais emergentes, na confecção de vestidos juninos para personificar figuras caipiras. Mas hoje já não é bem assim.

Apesar de toda a diversidade que temos à disposição, vivemos num constante resgate de nossas raízes, do reinventar, do achar valor nas coisas mais simples e a chita volta nos tempos atuais, não como o tecido ordinário do vestido das lavadeiras ou dos escravos, mas como parte de projetos de decoração, reiventada em objetos de design e na moda, levando com seu colorido único, simples e inconfundível, alegria e energia que fazem bem não só aos olhos, mas também à alma!

Aproveito aqui pra usar a chita até como "exemplo de vida": do lixo ao luxo! É com o olhar voltado a perceber o verdadeiro e lindo valor das coisas simples, que encontramos a alegria e energia para reinventar a vida!


Beijo a todos!
Deb

* Imagens retiradas dos blogs:Decoração de A a Z, Casas Possíveis, Meu doce lar




Um comentário:

  1. Olá Boa Noite!!!
    Vim a procura de materiais reciclados com estilo e amei. Estamos em busca para fazermos uma feira cultural e aqui encontrei muitas idéias belíssimas. Obrigada por compartilhar.
    Se quiser me conhecer melhor ficarei feliz.
    Deus lhe abençoe sempre!!!
    Vem pra cá:
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir